quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Voltaire

Por Acauan Guajajara

Publicado originalmente em 21/3/2003 21:32:29

Se Deus existir e me concedesse como pedido a possibilidade de tomar uns chopes com quem eu quisesse, vivo ou morto, de qualquer época, eu não pensaria duas vezes.

- Quero tomar uns chopes com o Voltaire.

Voltaire era o máximo, bater um papo com ele deve ser o equivalente hoje a dividir uma mesa com o Millôr Fernandes – com a vantagem de que o velho Jean Marie não era brizolista.

Fico imaginando como seria o papo em torna da mesa:

Acauan - E aí Jean-Marie, como vão as coisas?

Voltaire – É... Tô meio preocupado, sabe como é, o Papa não gostou nem um pouco da brincadeirinha que eu fiz com ele no Cândido...

Acauan – Ô Jean, você preocupado com o Papa?

Voltaire – Qual é ô meu? Eu sou filósofo mas não sou bobo, você deve saber muito bem do que eu vivo..., se o Papa cisma de me botar na lista negra acabou minha penetração junto à “sociedade”... E aí eu vou viver do que? Tenho contas para pagar.

Acauan – E como tá indo o Rousseau?

Voltaire – Ele não fala comigo desde que leu “O Ingênuo”, aquela história do Hurão, sabe como é esta turma da esquerda, totalmente liberais até que alguém dê uma alfinetada neles, aí é “magoei”...

Acauan – Mas Voltaire, me diz aqui uma coisa...

Voltaire – Pera aí, antes de continuar esta conversa, quem é você?

Acauan – Sou Acauan dos Tupis

Voltaire – E que lugar é este?

Acauan – Aqui é São Caetano do Sul, a terra do Azulão.

Voltaire – Paris é melhor.

Acauan – Também acho, mas muita gente aqui discordaria.

Voltaire – Que bebida é esta?


Acauan – Chamamos de chope, “bière” em francês, eu acho...

Voltaire – Gostei.

Acauan – Deve ter gostado mesmo, já tomou uma dúzia...

Voltaire – E esta garçonete, como é mesmo o nome dela?

Acauan – Jean-Marie, ela é casada. Dá um tempo meu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário