quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Porquê eu amo a ciência

Por Acauan Guajajara

Publicado originalmente em 22/3/2003 00:26:13

Quando eu era criança, na escola em que estudava, e em todas as escolas, havia pelo menos um aluno que circulava pelos corredores a duras penas, movimentando com muito esforço suas pernas imobilizadas por um pesado aparelho metálico, enquanto auxiliava o movimento com um par de muletas de mão. Eram portadores de paralisia infantil.

Estas lembranças ocupam muito pouco de minha memória. Conforme eu crescia, sem que eu percebesse, aquela cena triste das crianças condenadas a terem uma vida limitada pelo resto de seus dias ia simplesmente sumindo.

Na época eu não tinha idade para perceber o que acontecia. Hoje relembro daqueles anos como Tempos de Glória. A paralisia infantil é uma lembrança vaga em minha mente porque eu convivi com as últimas crianças que tiveram a infelicidade de contraí-la. Poucos anos depois a Humanidade conquistaria mais uma vitória: A poliomielite havia sido erradicada.

Isto mesmo. Erradicada! Nunca mais, em lugar algum, criança nenhuma arrastaria armações metálicas pelos corredores de escolas. Vencemos!

Por trás desta vitória um nome, ALBERT SABIN, um grande Homem, que estudando a bioquímica dos vírus descobriu como barrar o avanço daquele terrível inimigo.

Sabin é um nome que reverencio toda vez que levo meus filhos para serem vacinados, mas divido esta reverência com uma entidade não humana: Nossa grandiosa CIÊNCIA.

Se hoje poliomielite e varíola são palavras mais ligadas à história do que ao cotidiano dos hospitais, isto se deve ao trabalho de homens que acreditaram numa sequência de trabalho simples, mas magnífica: observar – teorizar – experimentar – concluir.

Foram estas quatro palavras que nos levaram ao dia 20 de julho de 1969, quando pela primeira vez, homens do planeta Terra pisaram o solo da Lua. Deixaram no satélite uma placa, onde para todo o sempre se poderá ler a mensagem “VIEMOS EM PAZ, POR TODA A HUMANIDADE”.

Em paz e por toda a Humanidade. É por isto que eu amo a Ciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário