sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Diálogo com a Loucura

Por Acauan Guajajara

Publicado originalmente em 10/9/2003 10:15:35


Anfitrião: Quem sois vós estranho, que entrais em minha casa?

Loucura: Eu sou a Loucura.

Anfitrião: Que quereis de mim?

Loucura: Quero que renuncieis à Razão e me sigais.

Anfitrião: Por que deveria eu seguir-vos, se sois Loucura e prefiro a Razão?

Loucura: Se me seguirdes, para vós serei Razão.

Anfitrião: Não quero seguirdes.

Loucura: Muitos me seguem, e são felizes.

Anfitrião: Não desejo tal felicidade.

Loucura: Preferis ser infeliz na Razão a serdes feliz na Loucura? Pois digo que louco sois vós e que, portanto, vós já me seguis, se me seguis, para vos sou Razão e se preferis Razão, vinde comigo.

Anfitrião: Vossos artifícios não me enganam, não sou infeliz na Razão e não sou feliz na Razão. Na Razão sou o que sou e apenas isto, e vejo em cada um quem é, e em cada coisa o que é, e vejo que vós sois Loucura e não vos seguireis.

Loucura: Os que me seguem vos chamam de louco, e os que me seguem são muitos. Acaso credes vós, que sóis UM, serdes Razão, quando tantos estão comigo? Estando tantos comigo, não serei eu Razão?

Anfitrião: Não. Não importa quantos vos sigais, vós sois Loucura e não vos seguireis.

Loucura: Posso dar-vos tudo que quiserdes. Na Razão, sois mortal, me sigais e vivereis para sempre.

Anfitrião: Não há vida na Loucura.

Loucura: Os que me seguem acreditam que estão mais vivos que vós, e eles são muitos, me sigais e crerás estardes mais vivo do que hoje e não morrereis jamais.

Anfitrião: Seguir a Loucura é morrer antes da morte.

Loucura: Me sigais e vos farei grande, farei de vós o maior de todos os homens, tudo vos será possível e tudo por vós será alcançado, se me seguirdes.

Anfitrião: Não há grandeza em vós, pois vós sois Loucura e não há grandeza na Loucura, então não podeis tornar grande a ninguém.

Loucura: Muitos me seguem e cada um deles crê que é o maior de todos os homens.

Anfitrião: Não quero ser maior que ninguém, quero ser o que sou, e saber o que quero.

Loucura: Vós sois louco.

Anfitrião: Por que viestes à minha casa?

Loucura: Vós me convidastes, pois ansiavas por minha presença. Ouvi vosso coração e vindes comigo.

Anfitrião: Em meu coração reina o silêncio, portanto meu coração me diz que deveis calar-vos e partir, pois em minha casa habitará a Razão e onde a Razão habita vós não sois bem-vindo.

Loucura: Eu voltarei. Quando o desespero se acossar de vós, vossa tão incensada Razão não vos socorrerá, e quando o desespero se acossar de vós, eu estarei lá e vós chamareis por mim e me seguireis.

Anfitrião: Vós sois o desespero, pois o desespero é Loucura e a Loucura sois vós, se o desespero se acossar de mim, será vós, com outro nome que se acossa de mim, e eu clamarei à Razão para que afaste de mim o desespero que sois vós, pois vós sois Loucura, que traz o desespero aos homens para se apossar deles.

Loucura: Eu voltarei.

Anfitrião: Sei que vós não partireis. Fingirás partir, pois fingida é a Loucura, e se ocultará em minha casa e me espreitará e esperará, e se valerá do desespero para me acossar e, se quereis saber, não sei se resistirei a vós para sempre, mas hoje eu vejo a vós, vejo que sois Loucura e hoje vós não triunfareis.

Loucura: Segui-me

Anfitrião: NÃO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário